Informações Sobre o Granito

O mármore e o granito na história.

Temos registros do ano de 2560 a. C. relativamente a construção da Pirâmide Quéops num bloco de calcário. Os Egípcios foram os primeiros a extrair e a utilizar a pedra natural na construção de seus monumentos e túmulos faraônicos. A maior parte destes monumentos foram construídos em mármore e granito. Os egípcios se preocupavam com a estética e podemos considerá-los grandes gênios da arquitetura antiga, as pirâmides foram construídas com extrema precisão que entre os seus blocos não se consegue colocar nem uma folha de papel.

Atualmente usa-se muito o granito e mármore na decoração de interiores, existem grandes empresas especializadas em colocação de mármore e granito na construção civil.

Embora seja considerado um produto nobre para decoração de , as vantagens são muitas de se utilizar este tipo de material, tanto pela durabilidade do material, e também pela facilidade para se manter a limpeza e higiene do local a manutenção e restauro destes materiais; facilitando assim a vida de quem pretende coloca-lo em sua casa.

Jazidas
O Processo de extração de mármores e granitos começa nas jazidas, reservas naturais de imensas montanhas rochosas, onde são encontradas estas qualidades de pedras em sua forma natural.

Extração
Os mármores e granitos são extraídos através de cortes realizados com fios diamantados que fatiam as imensas montanhas tirando os blocos.

Blocos
É a primeira identificação dos mármores e granitos depois de serem retirados das jazidas. Após este processo os blocos são transportados para as serrarias.

Máquinas
As serrarias através de máquinas como os teares com ferramentas diamantadas fatiam esses blocos transformando-os em chapas.

Chapas e Ladrilhos
Após todo este processo as chapas podem ser polidas, flameadas ou apicoadas. Dando assim o primeiro acabamento na peça ainda bruta

Produto Final
As chapas após polidas estão prontas para serem utilizadas para produção de pias, lavatórios, escadas, mesas, soleiras, colunas, peitoris, lareiras, projetos especiais de acordo com a criatividade do profissional.